ALERTA BLACK FRIDAY
O PROCON CÂMARA DE CAETÉ ORIENTA E DÁ DICAS AOS CONSUMIDORES
Publicado em 23/11/2017 16:37 - Atualizado em 02/02/2018 13:50
O PROCON CÂMARA DE CAETÉ JUNTAMENTE COM A SENACON ORIENTA E DÁ DICAS AOS CONSUMIDORES:
“EVITEM COMPRAS POR IMPULSO E REALIZEM PESQUISA AMPLA”
Essa orientação é no sentido de na hora da compra resistir aos impulsos e refletir um pouco, com uma dose maior de cautela: eu realmente preciso desse produto? “Mesmo que precise, essa compra tem de ser agora ou posso esperar mais um pouco? Essa despesa não vai comprometer meu orçamento? Vai me gerar dívidas que, depois, podem custar caro para serem pagas?”
Alguns outros cuidados devem ser adotados para evitar problemas futuros:
– Ao comprar pela Internet, verifique se o site divulga claramente as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato.
– Atenção ao prazo de entrega, que deve ser claramente informado no site. Salve todas as páginas relevantes, que veiculem todos os dados da oferta: descrição do produto, valores, forma de pagamento, prazo de entrega. Essas informações serão essenciais caso venha a ter problemas.
– Verifique se o valor e as condições de pagamento permanecem inalterados quando há uma atualização ou migração para uma nova página (p. ex. na tela resumo de confirmação de compra).
– Caso opte pelo pagamento com cartão de crédito, prefira os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.
– Desconfie de sites que solicitam o pagamento por depósito bancário, principalmente em nome de pessoa física, por isso pode aumentar as chances de ocorrência de fraudes.
– Nas compras pela Internet ou qualquer compra fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito ao arrependimento em até sete dias, a contar da compra ou do recebimento da mercadoria.
No comércio eletrônico (Decreto 7.962/13), o consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, sem prejuízo de outros meios disponibilizados.
– Nas compras em loja física, o prazo de entrega informado pelo vendedor deve constar expressamente do pedido entregue ao consumidor.
– Exija sempre a Nota Fiscal.
– Na compra de produtos eletroeletrônicos, quando comprar em loja física, veja se é possível testar o produto na hora. Verifique se o fabricante oferece a garantia do produto que, neste caso, deve vir junto o Certificado de Garantia, que normalmente deve ser preenchido pela loja para ter validade. Sendo assim, exija o preenchimento.
–A Garantia Estendida não é obrigatória. Muitas vezes, ao realizar a compra em site, a garantia estendida já vem calculada no preço, por isso, o consumidor deve ter a atenção redobrada ao fechar o pedido.
O PROCON CÂMARA DE CAETÉ fica à Rua Israel Pinheiro, nº 105, Centro, próximo à Câmara. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, Vale destacar que o consumidor pode sempre utilizar o “consumidor.gov.br”, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
por Assessoria de Comunicação