NOTAS DA CÂMARA
Na 37ª reunião ordinária da 1ª sessão legislativa, realizada na última terça-feira, 26, vários temas foram abordados pelos vereadores.
Publicado em 28/11/2013 08:39
TRIBUNA LIVRE: Geraldo Vale, Presidente da Caravana da Cidadania usou o espaço na tribuna para falar aos vereadores sobre os diversos trabalhos realizados pelo projeto, que segundo ele, tem rodado o município levando aos cidadãos informações sobre seus direitos e deveres. Antônio Carlos Chagas, Presidente do Movimento LGBT de Caeté também usou a tribuna livre para falar de algumas ações sociais realizadas pela associação.
INDICAÇÕES: Vereador Dalton Pessoa indicou ao executivo a construção de escada no beco acima da Rua Arcanjo Pereira, no bairro Deschamps. Juninho Purysco solicitou a instalação de bueiro ou boca de lobo no final do asfalto da Rua Orlando de Castro, colocação de quebras-molas na Rua Professor Alfredo de Lima, perto do nº 301, no Centro, instalação de passagem elevada de pedestre na Rua Agostinho Nunes de Melo e ainda a fiscalização de um lote na Rua São Lourenço, que, segundo ele, está repleto de entulhos, podendo servir de foco para o mosquito da dengue.
AÇÕES DESENVOLVIDAS: o vereador Marco Aurélio Cândido Rocha apresentou um resumo dos trabalhos executados, alguns em conjunto com outros parlamentares, em benefício dos cidadãos caeteenses. Marco Aurélio citou o projeto Apae-Água, elaborado em parceria com o SAAE e que vai possibilitar à instituição receber doações através da conta de água. Falou da campanha de educação para o trânsito desenvolvida nas redes sociais com dicas aos pedestres e motoristas sobre como se comportar no trânsito. Destacou também as atividades realizadas em benefício das pessoas com autismo e de seus familiares.
O vereador comentou sobre a lei que regulamenta as caçambas estacionárias, que já está em vigor e que foi originada do projeto de sua autoria, juntamente com os vereadores Ademir Bento e João Carlos Costa. Outro projeto de lei citado pelo vereador e que está em tramitação na Câmara, dispõe sobre a proibição do corte de água nos finais de semana e feriados. Marco Aurélio falou ainda da sua preocupação com os condomínios Ipê e Hibisco e pediu o empenho do executivo e de todos os vereadores para resolver os problemas existentes no local, propondo inclusive uma ação coletiva contra a Raro Engenharia.
O vereador falou também da sua busca por melhorias no serviço de telefonia móvel no município e pelo esforço em firmar parcerias para implantar em Caeté a Pronatec, um programa do Governo Federal que dá bolsas para estudantes de escolas públicas realizarem um curso técnico de qualidade, bem como o estágio,preparando-os para o mercado de trabalho. ”O nosso objetivo é dar aos jovens a chance de se prepararem para o futuro promissor de Caeté, para que não precisemos buscar mão de obra lá fora, dando condição para o caeteense ter trabalho e se estabelecer aqui mesmo”, ressaltou o vereador.
Marco Aurélio citou outros projetos que ainda serão apresentados por ele, como a adoção de praças públicas por empresas do município. Finalizando, o vereador mostrou a indicação que fez ao executivo no início do ano, solicitando a ampliação da licença maternidade para 180 dias.
DENÚNCIAS: o vereador Ademir Bento disse que recebeu uma denúncia de que em algumas escolas, principalmente na FEC, está havendo o comércio de merendas. Outra denúncia, segundo o vereador, foi feita por professoras das escolas municipais, que alegam ter que manter, com recursos próprios, as cópias de xerox necessárias para realizar atividades junto aos alunos. Ademir pediu apuração da Casa Legislativa nos dois casos. O vereador aproveitou para questionar sobre a ambulância que foi doada ao município e que ainda não está sendo utilizada. Segundo o vereador, o veículo está parado na garagem da Prefeitura.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: Ademir Bento comunicou que solicitou à Secretária de Turismo, Cultura e Patrimônio, Cássia Paes o encaminhamento de um projeto à Câmara voltado para a Estação Ferroviária, a fim de evitar o seu desmoronamento.
SANEAMENTO: O vereador Ademir Bento explicou a questão do Plano de Saneamento citado por ele na última reunião. “O Plano de Saneamento que nós trouxemos para o município, no valor de 600 mil reais é uma parceria entre o comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e AGB Peixe Vivo, que contratou a Cobrape, empresa responsável por executar o plano municipal de saneamento”, explicou Ademir. O vereador ainda destacou que o município não está recebendo dinheiro, e sim um serviço no valor aproximado de 600 mil reais.
ROÇAS NOVAS: sempre empenhado em resolver os problemas que afligem a população de Roças Novas, o vereador Ricardo Muniz Barreto fez uso da tribuna para pedir à Prefeitura a realização de melhorias na Rua do Ouro e na Rua Prata no distrito. “Tenho certeza que o executivo vai atender o meu pedido e o apelo da população, como sempre tem feito”, destacou o vereador. Ricardo ainda disse que solicitou, na última reunião, a instalação de quebra-molas e passagem de pedestres em Roças e que o Secretário Municipal de Defesa Social já esteve no distrito fazendo as medições necessárias para implantação dos mesmos. O vereador também reforçou o pedido de asfaltamento da Rua Jair Dantas, a pedido de um cadeirante da região, para facilitar o acesso e proporcionar mais segurança e tranquilidade para todos que circulam no local. Segundo Ricardo Muniz, o executivo já se comprometeu a realizar a obra.
O parlamentar ainda pediu ao executivo uma atenção especial ao bairro Vila das Flores, especificamente à Rua Hortênsia com Rua Girassol, que, segundo ele, está em péssimo estado necessitando de medidas urgentes.
LICENÇA-MATERNIDADE: O vereador Dalton Pessoa falou do projeto de lei encaminhado à Câmara pelo executivo, que prevê a ampliação da licença-maternidade para 180 dias. Dalton ressaltou que o projeto também é uma grande vitória do vereador Marco Aurélio, que também realizou o pedido junto ao executivo.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO: o vereador Tequinho pediu que fosse constada em ata, moção de congratulação ao AA - Grupo Ser Feliz, pela comemoração dos seus 30 anos de formação, ocorrida no dia 17 de novembro. Tequinho ressaltou o importante trabalho social realizado pela instituição no município. A moção foi aprovada, por unanimidade, pelos vereadores presentes.
ELEIÇÃO MESA DIRETORA: O Presidente da Câmara, Antônio Carlos Gonçalves/Lorindo informou aos vereadores, que na forma do art. 9º do Regimento Interno, na próxima terça feira, dia 3 de dezembro, haverá reunião especial para eleição da mesa diretora para o ano de 2014, e ressaltou que a inscrição das chapas deverá ser feita até duas horas antes de iniciada a reunião ordinária. Lorindo comunicou ainda que na mesma reunião ocorrerá também a eleição do novo corregedor nos termos do Art. 5º da Resolução nº 126/2003.
por Assessoria de Imprensa